Voltar

Quarta edição de 2022

Contextualizando

Ciência/biologia: Dopamina: por que busca desenfreada por estímulos pode tirar satisfação da vida

Imagem retirado do site

Esse mensageiro químico do cérebro é conhecido erroneamente como "hormônio do prazer". Na realidade, suas características estão ligadas à motivação ou estímulo reforçador, com destacada atuação no sistema de recompensa cerebral. A sensação de prazer tem outros componentes químicos envolvidos. A dopamina, no entanto, é uma molécula fundamental em um processo maturado durante milhões de anos de evolução: o corpo instintivamente evita a dor. Procura o oposto. Veja mais https://www.bbc.com/portuguese/internacional-61303597

Ciência/saúde: Itália vai abater javalis em Roma para conter peste suína africana

A Itália (https://www.cnnbrasil.com.br/tudo-sobre/italia/) realizará um abate de javalis ao redor de Roma depois que a peste suína africana foi encontrada em um dos milhares de animais que vivem na capital italiana e nos arredores, disseram autoridades locais nesta segunda-feira (9).

Um surto isolado da doença mortal dos porcos foi relatado no noroeste da Itália no início do ano, e o caso encontrado em Roma (https://www.cnnbrasil.com.br/tudo-sobre/roma/) na semana passada – o primeiro detectado no centro da Itália – provocou temores de uma epidemia em expansão. Veja mais em https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/italia-vai-abater-javalis-em-roma-para-conter-peste-suina-africana/

Física/Astronomia: Imagem do buraco negro do centro de nossa galáxia é obtida pela primeira vez.

imagem retirada do site https://www.nature.com/articles/d41586-022-01320-y

A rede de telescópios Event Horizon capturou a segunda imagem já obtida de um buraco negro - Chamado Sagittarius A* - no centro da Via Láctea.

Os resultados obtidos, e aguardados a tempos, apresentados no dia doze maio de 2022, mostram uma imagem que lembra a anterior, com um anel de radiação em torno de um disco mais escuro, precisamente do tamanho que foi previsto a partir de observações indiretas e da teoria da gravidade de Albert Einstein.

Veja mais em: https://www.nature.com/articles/d41586-022-01320-y

Tecnologia: Seis países estão prestes a ir a Lua - Eis o motivo.

Japão, Coreia do Sul, Rússia, Índia, Emirados Árabes Unidos, e os Estados Unidos pretendem enviar missões a Lua no próximo ano. Mas será que todos vão conseguir?

A ciência não é a única força motriz. A enxurrada de missões também sinaliza a crescente ambição de várias nações e players comerciais de mostrar suas proezas tecnológicas e deixar sua marca, principalmente agora que chegar à Lua é mais fácil e barato do que nunca. Veja mais : https://www.nature.com/articles/d41586-022-01252-7

Química - Viagem ao centro do planeta Urano: Pesquisa e estudo de síntese de materiais na faixa terapascal

Julio Verne não poderia nem sonhar com isso: uma equipe de pesquisa da Universidade de Bayreuth, juntamente com parceiros internacionais, ultrapassou os limites da pesquisa de alta pressão e alta temperatura em dimensões cósmicas. Pela primeira vez, eles conseguiram gerar e analisar simultaneamente materiais sob pressões de compressão de mais de um terapascal (1.000 gigapascals). Tais pressões extremamente altas prevalecem, por exemplo, no centro do planeta Urano; eles são mais de três vezes maiores do que a pressão no centro da Terra. Na Nature, os pesquisadores apresentam o método que desenvolveram para a síntese e análise estrutural de novos materiais.

Veja mais: https://www.sciencedaily.com/releases/2022/05/220511123500.htm

Efemérides da Quinzena

29 de Abril de 1997 - há 25 anos entrava em vigor o Acordo Internacional sobre proibição de Armas Químicas.

6 de Maio de 1997 - Há 25 anos ocorria a privatização da mineradora Vale do Rio Doce durante o Governo Fernando Henrique Cardoso.

7 de Maio de 1917 - Há 105 anos Vladimir Lênin assumia a presidência do primeiro governo soviético.

7 de Maio de 2007 - Há 15 anos era criado o parlamento do Mercosul.

Fonte: Agência Brasil

Dica Cultural

Livro: Sapiens

O que possibilitou ao Homo sapiens subjugar as demais espécies? O que nos torna capazes das mais belas obras de arte, dos avanços científicos mais impensáveis e das mais horripilantes guerras? Nossa capacidade imaginativa. Somos a única espécie que acredita em coisas que não existem na natureza, como Estados, dinheiro e direitos humanos. Partindo dessa ideia, Yuval Noah Harari, doutor em história pela Universidade de Oxford, aborda em Sapiens a história da humanidade sob uma perspectiva inovadora. Explica que o capitalismo é a mais bem-sucedida religião, que o imperialismo é o sistema político mais lucrativo, que nós, humanos modernos, embora sejamos muito mais poderosos que nossos ancestrais, provavelmente não somos mais felizes. Um relato eletrizante sobre a aventura de nossa extraordinária espécie ? de primatas insignificantes a senhores do mundo.

464 páginas Editora L&PM Data da publicação: 2 março 2015