Voltar

Décima terceira edição - Novembro de 2021

Contextualizando

Ciência: Imunização pioneira: Vacina contra a malária recomendada pela OMS para crianças da África é a primeira que protege humanos de um parasita Em uma decisão histórica, a Organização Mundial da Saúde (OMS) veio a público, em 6 de outubro de 2021, recomendar a adoção de uma vacina contra a malária para crianças em regiões com alta ocorrência da doença, como a África Subsaariana. O anúncio é resultado de mais de 50 anos de estudos em busca de uma forma de imunização contra a enfermidade que mata, anualmente, 410 mil pessoas, das quais 260 mil crianças com menos de 5 anos. Quase 95% dos óbitos ocorrem na África. Veja mais em https://revistapesquisa.fapesp.br/imunizacao-pioneira/?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=Ed309 (https://revistapesquisa.fapesp.br/imunizacao-pioneira/?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=Ed309)

COP26/Mudanças climáticas: CO2: os gráficos que mostram que mais da metade das emissões ocorreram nos últimos 30 anos Veja mais em https://www.bbc.com/portuguese/geral-59013520

Física/Química - Cientistas quebram recorde ao criar detector de raios X mais fino do mundo

Em artigo publicado no periódico Advanced Functional Materials, pesquisadores apresentam o detector de raios X mais fino do mundo. Feita a partir de nanofolhas de monossulfeto de estanho (SnS), a invenção representa um potencial avanço na área da biologia e traz a expectativa de que um dia seja possível acompanhar processos celulares em tempo real.

O aparelho tem espessura inferior a 10 nanômetros. Anteriormente, o detector mais fino tinha entre 20 e 50 nanômetros. Para ter ideia, uma folha de papel tem cerca de 100 mil nanômetros de grossura e as nossas unhas crescem aproximadamente 1 nanômetro a cada segundo.

Veja mais em:https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2021/11/cientistas-quebram-recorde-ao-criar-detector-de-raios-x-mais-fino-do-mundo.html

Biologia/química: Cientistas descobrem como o Alzheimer se espalha pelo cérebro

Ao analisar pela primeira vez a maneira como a doença de Alzheimer progride no cérebro de pacientes humanos, cientistas descobrem que ela não se espalha a partir de um ponto inicial, mas sim começa em diversas regiões do cérebro ao mesmo tempo. Os resultados podem abrir espaço para criação de novos tratamentos para a doença, no futuro.

A pesquisa, publicada na revista Science Advances, foi realizada por uma equipe internacional de médicos e químicos liderada pela Universidade de Cambridge (Inglaterra). Os cientistas analisaram amostras do cérebro de pacientes mortos e tomografias de pacientes vivos. Eles acompanharam desde os estágios iniciais da doença até o momento da manifestação dos sintomas mais severos. Ao aplicar cinco conjuntos de dados em um único modelo matemático que analisa as condições para reações químicas, os pesquisadores notaram que a progressão observada era diferente do esperado.

A doença de Alzheimer é causada por duas proteínas: tau e as beta-amilóides. Ambas fazem parte do metabolismo normal do corpo humano, porém, em determinadas condições, elas podem se aglomerar em placas ou emaranhados, chamados de “agregados”. Esses agregados, após se formarem, podem crescer e se multiplicar, eventualmente matando neurônios e causando uma diminuição no tamanho do cérebro. Dessa forma, os sintomas associados ao Alzheimer se manifestam, como dificuldades com a memória e mudança de personalidade.

Veja mais em: https://sciam.com.br/cientistas-descobrem-como-o-alzheimer-se-espalha-pelo-cerebro/

Efemérides da Quinzena

  • 1 de Novembro de 1501 - Há 520 anos ocorria a nomeação da Baía de Todos-os-Santos, nominada quando uma expedição portuguesa, comandada por Gaspar de Lemos e acompanhada por Américo Vespúcio (cartógrafo e escritor italiano que daria nome a todo o continente americano), foi enviada para mapear as novas terras, descobertas um ano antes por Pedro Álvares Cabral

  • 3 de Novembro de 1996 - Há 25 anos arqueólogos franceses localizam o palácio de Cleópatra sob as águas do porto de Alexandria, no Egito.

  • 4 de Novembro de 1946– Há 75 anos entrava em vigor o Ato Constitutivo, carta que estabelece a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)

  • 9 de Novembro de 1906 -Há 40 anos era aprovada a Lei de abolição da escravidão na Mauritânia, que foi o último país do mundo a tomar tal medida.

Fonte: Agência Brasil

Dica Cultural

Green Book Filme de 2019 / 2h 10min / Drama, Biografia Direção: Peter Farrelly Elenco: Viggo Mortensen, Mahershala Ali, Linda Cardellini Título original Green Book Filme baseado em uma história real, retrata as dificuldades encontradas pelos negros em uma sociedade americana dos anos 60.