Voltar

Décima primeira edição - Outubro de 2021

Contextualizando

Ciência: Nobel de Medicina 2021 vai para David Julius e Ardem Patapoutian por descobertas sobre temperatura e toque Vencedores dividirão o prêmio, que totaliza 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,1 milhões). As descobertas explicaram como o calor, o frio e o toque podem iniciar sinais em nosso sistema nervoso. "Os canais identificados são importantes para muitos processos fisiológicos e condições de doença", afirmou o comitê.

Veja mais em https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2021/10/04/nobel-de-medicina-2021-vai-para-david-julius-e-ardem-patapoutian.ghtml

COVID: MSD solicita 1ª autorização emergencial para comprimido contra Covid-19 nos EUA A autorização poderia ajudar a mudar a administração clínica da Covid-19, já que a pílula pode ser ingerida em casa. A MSD Merck Sharp & Dohme (MSD), chamada nos Estados Unidos de Merck & Co., disse nesta segunda-feira que pediu uma autorização de uso emergencial nos EUA para seu comprimido para tratar de pacientes com casos de Covid-19 entre leves e moderados, o que pode torná-lo o primeiro remédio antiviral oral contra a doença. A autorização poderia ajudar a mudar a administração clínica da Covid-19, já que a pílula pode ser ingerida em casa. Batizado de molnupiravir, o tratamento poderia diminuir pela metade as chances de morte ou hospitalização para as pessoas que correm mais risco de contrair formas severas de Covid-19, de acordo com a farmacêutica.

Veja mais em https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/msd-solicita-1a-autorizacao-emergencial-para-comprimido-contra-covid-19-nos-eua/

História - Documento sugere que italianos já sabiam da América antes mesmo de Colombo.

A partir da análise, tradução e transcrição de um documento escrito por um frade genovês, um pesquisador encontrou a menção mais antiga, feita no sul da Europa, ao que hoje é considerado o continente americano, datando de 150 anos antes da viagem transatlântica de Cristóvão Colombo.

O documento, chamado Cronica universalis, foi escrito em 1345 por Galvaneus Flamma, autor de vários outros registros históricos. Nele, Galvaneus faz menção a rumores de navegadores islandeses sobre Marckalada, uma terra no noroeste do Atlântico, além da Groenlândia. Paolo Chiesa, autor da pesquisa e especialista em literatura medieval em latim no Departamento de Estudos de Literatura, Filologia e Linguística da Universidade de Milão, afirma que o local provavelmente era a atual província de Terra Nova e Labrador, no extremo leste do Canadá.

Veja mais em: https://sciam.com.br/documento-sugere-que-italianos-ja-sabiam-da-america-antes-mesmo-de-colombo/

Coluna Prof. Dr. Eduardo (Venceremos) Miranda

CRISE IMIGRATÓRIA

Em Setembro último, as notícias/fotos divulgadas pela France Presse mostrando um ataque violento contra os imigrantes haitianos por parte da patrulha de fronteira dos Estados Unidos da América (EUA) chocaram o mundo, em um balde de água fria, pós eleição, de um, considerado por muitos analistas, mais tolerante, presidente dos EUA, Joe Biden.

Havia uma expectativa de que a política externa estadunidense se direcionasse para algo mais humanitário, infelizmente não foi o que se viu nas notícias registradas na cidade de Del Rio, localizada na fronteira do México com o Texas. Atualmente, percebemos que os EUA estão tentando impedir a entrada dos imigrantes no país, o governo Biden está levando os haitianos que estavam acampados no Texas de volta para o Haiti. Para além dos recentes problemas gerados pelos trágicos desastres naturais, o Haiti, vem há anos, enfrentando diversas crises e ações do crime organizado. Todo esse contexto leva a população haitiana a procurar refúgio em outros países. Em 2014, o Brasil foi um dos principais destinos desses imigrantes haitianos. Missões de paz, como a MINUSTAH (Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti), que prometeram ajudar a população, foram denunciadas por cometerem graves violações aos Direitos Humanos, como os casos das ações do exército estadunidense e do exército brasileiro no local, denunciados por explorações, abuso sexual e até homicídio.

Efemérides da Quinzena

  • 02 de Outubro de 1956 - Há 65 anos o então presidente da Republica, Juscelino Kubitschek visita pela primeira vez a Praça do Cruzeiro, marco geodésico da construção da Nova Capital.

  • 03 de Outubro de 1941 - Há 80 anos instituía-se o Código de Processo Penal Brasileiro .

  • 03 de Outubro de 1996– Há 25 anos dava-se início a utilização da urna eletrônica nas eleições brasileiras.

  • 07 de Outubro de 2001 - Há 20 anos, como parte das operações militares da "Guerra ao Terror", os Estados Unidos e seus aliados invadiam o Afeganistão.

Fonte: Agência Brasil

Dica Cultural

  1. Filme: Humanflow — Não existe lar se não há para onde ir (2017) O filme-documentário é dirigido por Weiwei, um ativista político que foi preso, perseguido e expulso de seu país. A obra faz um panorama de crises de refugiados de mais de 20 países e expõe os motivos que levam milhões de pessoas ao redor do mundo a deixarem seus países.

  2. Série: Living Undocumented (Netflix) A série documenta oito famílias de imigrantes em situação irregular que vivem nos Estados Unidos. Relata os desafios de imigrantes que construíram suas vidas nos Estados Unidos e depois de décadas vivendo no país estão em processo de deportação.