Voltar

Décima edição - Setembro de 2021

Contextualizando

Ciência - É possível 'ressuscitar' os mamutes para combater as mudanças climáticas? Os mamutes lanosos foram extintos há milênios, mas com a tecnologia de engenharia genética do século 21, cientistas querem trazê-lo de volta à Terra. Estes animais podem voltar à vida se depender de um grupo de cientistas e empresários que já recebeu de patrocinadores US$ 15 milhões (cerca de R$ 78 milhões) para isso.

Leia mais em https://www.bbc.com/portuguese/geral-58579512

COVID - A primeira vacina de DNA Índia desenvolve e aprova imunizante contra a Covid-19 baseado em nova tecnologia. A prolongada crise sanitária causada pela pandemia continua acelerando o desenvolvimento de novos tipos de vacinas. Depois de a Covid-19 ter sido alvo no final de 2020 das primeiras vacinas baseadas na ação do RNA mensageiro (mRNA) aprovadas para uso em humanos, um novo avanço significativo na área de imunizantes foi obtido em agosto deste ano: a farmacêutica indiana Zydus Cadila conseguiu aprovar de forma emergencial a primeira vacina de DNA diretamente injetado no corpo humano, também voltada para o combate do Sars-CoV-2.

Veja mais em https://revistapesquisa.fapesp.br/a-primeira-vacina-de-dna/

Física - Novo tipo de energia escura poderia ajudar a solucionar enigma da expansão do Universo.

Uma equipe de cosmólogos encontrou sinais que sugerem que um segundo tipo de energia escura – a substância enigmática e onipresente que está acelerando a expansão do Universo atual – pode ter existido nos primeiros 300 mil anos após o Big Bang.

Dois estudos separados – ambos postados no servidor de pré-impressão arXiv na semana passada – detectaram um primeiro traço provisório dessa “energia escura inicial” em dados coletados entre 2013 e 2016 pelo Atacama Cosmology Telescope (ACT) no Chile. Se as descobertas forem confirmadas, podem ajudar a resolver um antigo enigma em torno dos dados sobre o Universo primitivo que parecem ser incompatíveis com a taxa de expansão cósmica medida hoje. Mas os dados são preliminares e não mostram, de forma definitiva, se esta forma de energia escura realmente existiu.

Disponível em: https://sciam.com.br/novo-tipo-de-energia-escura-poderia-ajudar-a-solucionar-enigma-da-expansao-do-universo/

Ambiente - Tempestade de areia: conheça o fenômeno que atingiu o interior de SP e MG

No interior de São Paulo, foram registradas rajadas de vento de 50 km/h a 60 km/h, conforme estimado pelas estações do Instituto Nacional de Meteorologia. Porém, em outras cidades, acredita-se que a ventania foi ainda mais forte: o Aeroporto de Ribeirão Preto, por exemplo, chegou a ter rajadas de 92,7 km/h, antes de uma chuva com trovoadas.

De acordo com a MetSul, as tempestades de areia são do tipo haboob, portanto, são formadas a partir de uma tempestade comum de chuva e vento. Nessas tormentas tradicionais, o ar frio desce para o solo e se espalha depressa. Porém, quando isso se dá em regiões áridas ou semiáridas, o vento pode levantar poeira, ocasionando uma haboob.

Não por acaso, o interior paulista está passando pela seca mais intensa do território brasileiro, segundo o Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas (ANA). Imagens de satélite mostraram ainda que houve fortes áreas de instabilidade associadas ao calor na região.

Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2021/09/tempestade-de-areia-conheca-o-fenomeno-que-atingiu-o-interior-de-sp-e-mg.html

Efemérides da Quinzena

  • 17 de Setembro de 1991 - Há 30 anos a primeira versão do sistema operacional de código livre Linux é lançada na internet

  • 18 de Setembro de 1946 - Há 75 anos era promulgadas constituição Brasileira de 46, que foi considerado um avanço na democracia e das liberdades individuais do cidadão, após o período de rompimento democrático conhecido com Estado Novo.

  • 23 de Setembro de 1846 – Há 175 anos era descoberto o oitavo planeta do sistema Solar, Netuno.

  • 28 de Setembro de 1891 - Há 130 anos atrás, morria o escritor e poeta Hermann Mellville, autor do Clássico Moby Dick.

  • 28 de Setembro de 1871 - Há 150 anos atrás, a então Princesa Imperial, Princesa Isabel, promulgava a chamada Lei do ventre Livre, ou Lei Rio Branco. A Legislação foi publicada passados 21 anos da Lei Eusébio de Queirós, que proibiu o tráfico negreiro no Brasil Imperial.

"Os filhos de mulher escrava que nascerem no Império desde a data desta lei, serão considerados de condição livre"

Proposta pelo Visconde do Rio Branco, quando a Lei do Ventre Livre foi aprovada, os parlamentares brasileiros comemoraram como um progresso do movimento abolicionista. Mas a tão almejada liberdade estava condicionada à decisão do proprietário de escravos.

A Lei do Ventre Livre determinava que, a partir daquela data, os filhos dessas mulheres ficariam sob tutela do proprietário até completar oito anos de idade. Depois disso, o fazendeiro podia entregar a criança ao estado e ser indenizado. O governo, por sua vez, os enviava a um tipo de asilo. A outra opção era explorar a força de trabalho até que eles completassem 21 anos. Como a escravidão era lucrativa, a maioria dos fazendeiros preferia explorar a mão-de-obra dos nascidos libertos.

Fonte: Agência Brasil

Dica Cultural

Como está o desmatamento no Brasil?

Trata-se de uma análise crítica do problema comentado pelo professor Eduardo Camargo, sustentada em artigos e revistas nacionais e internacionais sobre a atual situação do desmatamento no Brasil. Este vídeo pertence à seção “Contextualizando” do curso Aprenda Bem, e apresenta um cenário atual a partir de uma perspectiva histórica do problema. Independente do grupo político no poder do Brasil, a degradação ambiental é uma constante no maior bioma do Mundo.

https://www.youtube.com/watch?v=t7HpY13xmLI&list=PLlPZccxmsvXnMTBbVUAijCQ4EzgXWsbWj&index=10 (https://www.youtube.com/watch?v=t7HpY13xmLI&list=PLlPZccxmsvXnMTBbVUAijCQ4EzgXWsbWj&index=10)